terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Feira do Bordado Manual 2009



Passira conhecida como a terra do bordado manual, realizou uma das maiores feiras de culturas e artesanatos da região, nos dias 27 a 29 (sexta, sábado e Domingo) a 23ª feira do bordado manual, com uma mega estrutura montada na Rua da Matriz.Neste dias os turistas tiveram a oportunidade de conhecer o bordado, atrações culturais entre outras atrações, de Passira e de outras cidades da região.




quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Passira - PE











HISTÓRIA DA CIDADE

Passira tinha a denominação de Malhada e integrava o município de Limoeiro. O Decreto-lei n º 952, de 31 de dezembro de 1943, mudou o nome da cidade para Passira. A Lei estadual nº 4.981, datada de 20 dezembro de 1963, criou o município de Passira e elevou a sua sede à categoria de cidade. Foi instalado em 24 de junho de 1964. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede e Bengalas e pelos
povoados de Pedra Tapada, Poço do Pau, Vertente Seca e Candiais. Anualmente, no dia 20 de dezembro Passira comemora a sua emancipação política.



Gentílico

Passirense



Significado do Nome
O nome do município em tupi-guarani quer dizer acordar suave.



Aniversário da Cidade
20 de Dezembro



CARACTERÍSTICAS
Agricultura com maior potencialidade de desenvolvimento para indústria de bordado e rendas.



Clima
Tropical semi-árido
Temperatura Média
28º C



COMO CHEGAR
Localização
Mesorregião do Agreste, Microrregião do Médio Capibaribe.
Limites



Ao norte com Salgadinho e Limoeiro, ao sul com Gravatá, Pombos e Bezerros, a leste com Feira Nova e Glória do Goitá e a oeste com Cumaru.
Acesso Rodoviário
PE-95, PE-90 e BR-408 (via Limoeiro).
Distâncias
100 km da Capital.
TURISMO



Principais Pontos Turísticos
Mirante da Serra
Cachoeira do Tancão
Povoado da Pedra Tapada
Igreja de São José
Serra de Passira





Produção de Bordados
Mobiliza grande parte da população, principalmente as mulheres, que são organizadas em cooperativas, distribuindo o produto para todo Brasil e até para o exterior. São cerca de seis mil bordadeiras. A tradição de bordado é tão grande que por toda a cidade é possível encontrar mulheres bordando na calçada.




EVENTOS
O ano todo
- Feira do Bordado Manual, evento cujo objetivo é ajudar a divulgar as peças confeccionadas pelas artesãs de Passira, reunindo lojistas, bordadeiras e compradores nacionais e estrangeiros.





Histórico da Escola

Histórico da Escola

A Escola Intermediária Maria José de Medeiros, fundada em 15 de março de 1986, com ensino de 5ª a 8ª série, funcionando de acordo com o regimento dos estabelecimentos oficiais de Ensino de 5ª a 8ª série, o seu primeiro diretor foi José Vital de Lima.
Atualmente a escola conta 549 alunos, distribuídos nos turnos da manhã, tarde e noite, funcionando com Ensino Infantil, Fundamental I e II, EJA 1ª, 2ª, 3ª e 4ª fase e o Projeto Acelera. Onde lecionam 22 docentes, tendo como gestor o professor João Batista Pereira de Albuquerque que assumiu a escola em Julho deste ano.

Banda Marcial da Escola




Banda Marcial

A Banda Marcial Professora Jailde Máximo da Silva, pertence a Escola Intermediária Maria José de Medeiros localizada no Sítio Tamanduá - Passira - PE, foi criada no ano 2007.
O nome da banda é em homenagem a ex-professora da nossa escola Jailde Máximo da Silva, que com seu trabalho contribuiu na luta para a construção constante vencendo os desafios na conquista de seu espaço na sociedade.
Tendo como Padrinho da banda o prefeito Dr. Miguel Gomes de Freitas que assumiu o compromisso juntamente com a escola em levar os jovens de Tamanduá a serem componentes da banda, que promete abrilhantar nossa escola a cada dia, despertando o talento que cada um tem e que juntos formam uma linda melodia.
A banda conta cerca de 45 componentes, e o professor Antoninho a frente realizando um excelente trabalho.

Melhor resultado do SAEPE

ESCOLA APRESENTA COM BOA NOTA EM COMPARAÇÃO COM OUTRAS ESCOLAS DO MUNICIPIO

SAEP
A prova do SAEP é um instrumento de avaliação do governo do estado de Pernambuco, que avalia o nível de aprendizagem dos educandos do 2º e 5º ano do ensino fundamental I e o 9º ano do fundamental II e o 3º ano do ensino médio.Este método busca descubrir as deficiência de ensino e oferecer subsídios para a melhoria de transmissão dos conteúdos. A nossa escola também se engajou no SAEP e tivemos um bom resultado, o qual nos impulsionou à continuarmos colocando em prática, projetos didáticos que integrem toda a escola e a localidade, levando cada um a ver seu papel na educação. Parabéns para todos que fazem a Escola Intermediaria Maria José de Medeiros por uma das melhores colocações do SAEP a nível de Município.

Escola Desfila em grande estilo em 2009

A Escola este ano escolheu o tema GLOBALIZAÇÃO para o desfilar mostrando, a parte boa e a parte ruim da GLOBALIZAÇÃO no mundo..